A Palavra

Eugene H. Peterson, professor emérito do Regent College, em Vancouver – Canadá, diz o seguinte: Esse livro (a Bíblia) nos torna participantes no mundo da existência e da ação de Deus; nós não participamos dele em nossos próprios termos. Não elaboramos a trama nem decidimos qual será o nosso personagem. Esse livro tem poder gerador: coisas acontecem conosco quando permitimos que o texto nos inspire, nos estimule, repreenda, apare as arestas. Ao chegar ao fim desse processo, não somos mais a mesma pessoa.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ALERTA ,COM AMOR, APESAR DA DUREZA...


E você Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mateus 11.23.

Você já viu algum milagre em sua vida? Não? Tem certeza disso? Porque só o fato de você acordar pela manhã respirando livremente, caminhando e trabalhando, usando as tuas faculdades mentais de maneira normal e produtiva — dentro de casa ou fora dela — já constitui um milagre verdadeiro; pois se você lembrar que você NÃO tem a capacidade de dizer a si mesmo: “Vou viver 95 anos e depois disso já posso morrer”, e sem dúvida alguma “garantir” que isso vai mesmo acontecer, você pode entender que a sua vida está ligada a uma vontade que se encontra além da sua.

Essa vontade é que permite a você respirar, se mover, querer, não querer, enfim, existir. E isso já é um milagre. Muitas pessoas estão presas a um leito de hospital, conectadas a muitos fios e aparelhos, em coma, mas você não está lá. O que significa isso? Sorte? Acaso? Ou será que você determinou: “eu nunca vou passar por isso, nunca vou ficar doente, nem passar por nenhum acidente, nem me envolver em um tiroteio no meio da rua (coisa tão comum hoje em dia) ou ser assaltado, nunca vou perder um filho, não! Isso não é uma coisa que eu resolvi que vai acontecer na minha vida!” Você pode garantir isso? Ou ainda, você pode “impedir” isso?

Não, não pode mesmo! Mas, você pode ter meios de lutar contra essas possibilidades e não ser atingido por elas, ou então, quando atingido, não ser derrotado nem paralisado por elas. O fator “fé”, que muita gente despreza atualmente, é o único caminho para uma vida de vitória fora das tempestades, próximo a elas ou até no meio delas, no olho do furacão. Sem fé é impossível agradar a Deus, diz lá no livro de Hebreus 11.6, e precisamos de Deus para nos socorrer em qualquer situação. A certeza de que a nossa vida não depende apenas de nós mesmos, longe de ser uma ideia perigosa, é uma segurança. Não teremos que nos virar sozinhos por aqui, acertar tudo! E melhor ainda, no mínimo, teremos sempre alguém para nos “avisar” quando estivermos andando à beira do precipício em noite escura.

O mundo e a vida foram construídos através de um Ser perfeito, não surgiram por eles mesmos para ser esse milagre de perfeição que vemos na natureza e no universo inteiro. Pelo contrário, a fonte da perfeição, que se chama DEUS, e que muita gente tem medo de aceitar porque não consegue explicá-lo, foi responsável por tudo o que se vê no mundo material e também o que “não se vê”. O que se vê está aí, à disposição do homem natural com seus olhos naturais, e o que não se vê está à disposição do homem espiritual quando ele deixa de ser apenas homem natural e passa a ver com olhos espirituais também. Quando uso o termo homem, não falo apenas do homem, falo no sentido genérico; homem e mulher, por mais que isso doa nos ouvidos dos que consideram essa forma de falar um “sexismo”.

Paulo diz na Palavra: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Coríntios 2.14). Fica difícil para quem fechou a mente e endureceu o coração para a entrada do Espírito Santo de Deus que é o único que pode abrir os olhos espirituais do ser humano; como disse, fica difícil perceber qualquer coisa dessa natureza. Mas, os avisos estão aí, por toda parte, na natureza, em acontecimentos à nossa volta que “parecem” coincidências, mas não são, são ecos do amor de Deus nos chamando para prestarmos atenção nessas coisas.

Outro verso da Palavra, também de Paulo: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis...” (Romanos 1.20). Essas coisas que foram criadas e que o ser humano de hoje trata como “obra da mãe Natureza” são, na verdade, obra do PAI, Eterno e Poderoso, que um dia pedirá contas de como entendemos e usamos as coisas que Ele nos deu para suprimento da nossa vida. E pedirá contas também das muitas vezes em que nos “avisou” que estávamos andando à beira do precipício em noite escura, sem perceber, quando Ele acenava com sua luz para nós.

O verso citado no início desse texto é uma palavra dura de Jesus alertando a cidade de Cafarnaum e seus habitantes, que desprezaram Sua presença e Seus milagres ali. Eles preferiram viver sua vida “natural” como eles mesmos entendiam; considerando os sinais que Jesus trazia a eles como uma coisa qualquer, uma “coincidência” talvez. Não perceberam a chance que estavam recebendo dos céus, assim como acontece a muita gente hoje. E Jesus continua alertando, sempre; “E você, São Paulo, Curitiba, Rio, Cuiabá, Fortaleza, Recife, BRASIL, MUNDO, subirão até o céu? Não, vocês descerão até o Hades (Inferno), porque se os milagres que em vocês são realizados, todos os dias, quando o sol se levanta, por vontade exclusiva de Deus, e a vida continua, permitindo que vocês mudem de atitudes e pensamentos, tivessem sido realizados em Sodoma (cidade antiga que vivia segundo o entendimento pecaminoso que tinha da vida) ela teria sido poupada da destruição! Mas não foi, porque as pessoas de lá não quiseram ouvir e por isso os milagres não aconteceram. E vocês? Têm ouvidos espirituais para ouvir? Se não têm, peçam a Deus, que Ele fará questão de atender!