A Palavra

Eugene H. Peterson, professor emérito do Regent College, em Vancouver – Canadá, diz o seguinte: Esse livro (a Bíblia) nos torna participantes no mundo da existência e da ação de Deus; nós não participamos dele em nossos próprios termos. Não elaboramos a trama nem decidimos qual será o nosso personagem. Esse livro tem poder gerador: coisas acontecem conosco quando permitimos que o texto nos inspire, nos estimule, repreenda, apare as arestas. Ao chegar ao fim desse processo, não somos mais a mesma pessoa.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

TANTO AMOR E TANTA DOR! POR QUÊ?



Muita gente, até hoje, não entende, outros nem sequer se preocupam ou se lembram, outros, por incrível que pareça, ainda desconhecem ou não creem na existência da execução mais desumana da História, e muito menos no Executado. Desumana porque o ser humano em questão, (sim, Ele também foi humano) era completamente inocente e puro no sentido pleno da palavra. Não havia nele culpa nenhuma de qualquer natureza. Mesmo assim, foi executado da maneira mais torturante que se possa imaginar. Sofrendo, ao mesmo tempo, todos os tipos de angústias que atingem a humanidade; todas caíram sobre Ele de uma vez só.


Ele foi cuspido, humilhado, esbofeteado, açoitado com o pior tipo de instrumento, que é o azorrague; uma espécie de chicote com várias cordas terminando em pontas de metal que dilaceravam a pele e músculos do condenado. Depois, recebeu uma coroa de espinhos que lhe foi colocada na cabeça da maneira mais violenta possível para que, assim, machucasse muito o couro cabeludo e a fronte. Em seguida, foi obrigado a carregar sua própria cruz, já exausto e enfraquecido pela tortura, até o Gólgota; onde foi pregado pelas mãos e pés no madeiro. Ali, sofreu dores inimagináveis por muitas horas, padeceu pelo frio era inverno quando Ele foi para a cruz sentiu fome, sede, sentiu a zombaria dos executores e também a tristeza e a dor de sua mãe e dos que acreditavam na Sua palavra, eles estavam todos ali, ao pé da cruz presenciando seu imenso sofrimento.


Apesar de toda a dor, Ele continuou amando, consolando os que sofriam por Ele, salvando um dos ladrões, executados ao seu lado e rogou ao Pai que perdoasse os seus carrascos. Realmente, esse tipo de amor vai muito além daquilo que conseguimos sentir ou mesmo entender. No livro Sangrando até à vida falei bastante sobre isso, que é uma das coisas que mais me impressionam no amor tão despojado de Si mesmo que Deus nos oferece em Seu Filho, Jesus Cristo. Vou transcrever um bom pedaço da página 216 do livro:

...o Messias levou sobre si as transgressões, a iniquidade, as enfermidades e todas as dores do mundo. Podemos imaginar, então, a razão pela qual o seu sacrifício resultou no massacre que temos conhecimento. Ele carregou todas as penas, todas as culpas que nos cabiam como infratores da justiça santa de Deus. O primeiro ser humano decidiu desobedecer, decidiu tomar conhecimento do mal, e mal é isso: todas as piores dores do mundo; as enfermidades, a violência, a dor física, o desprezo, a rejeição, a injustiça, o deboche, a ofensa, o abandono a fome, a sede etc., tudo o que Jesus sofreu naquela cruz, e por fim, a morte. Quando penso em tudo isso, não vejo como não adorar a um Deus assim, que é verdadeiramente Deus, verdadeiramente corajoso e verdadeiramente amoroso a ponto de suplantar o mal através da entrega do supremo Bem, que é Ele próprio. Ele é o oposto de todo o mal, mas aceitou ser envolvido em suas garras para nos libertar dele, para que não tivéssemos que nos ver algemados a esse peso massacrante para sempre e, além de tudo, sofrer sem alívio todas as penas que o mal nos impõe.

Há muitos que não entendem e não aceitam o mistério da cruz de Cristo. Porém, nada de novo nisso também, pois o apóstolo Paulo já dizia: Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus (I Cor. 1:18). O momento da cruz visto sob a ótica humana e racional não nos fala de vitória, pelo contrário, nos fala de derrota, de subjugação, de impotência, de morte, porém, no espírito que é regenerado e iluminado pelo Espírito Santo, tudo isso é refletido pela cruz da maneira como as coisas realmente aconteceram no mundo espiritual. Cristo não foi derrotado, Ele venceu; Cristo não foi subjugado, Ele se submeteu por livre escolha; Cristo não estava impotente diante dos seus carrascos, pelo contrário, seus carrascos desconheciam Sua força real naquele momento; e por fim, Ele não sangrou até à morte, Ele sangrou até à vida; vida que ele conquistou para nós quando decidiu enfrentar a morte e, ao contrário do que se pensa, subjugá-la. A morte não o reteve, Ele ressuscitou e venceu o poder da morte.


Por isso, acredite! Ele é o Único que tem legalidade para garantir a sua vida depois desta vida. Ele é Deus, e guarda com Ele as origens da vida e a vitória sobre a morte! Alegre-se!! Ele ressuscitou e é digno de ser adorado! 





3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ue mensagem poderosa!! Louvado seja nosso Senhor por tão grande salvação, por tão grande amor demonstrado na cruz do Calvário!Muito obrigada Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo!

    ResponderExcluir
  3. Amém!!! Ele é digno de toda honra e toda adoração!! A gente mal alcança a dimensão de um amor desses...

    ResponderExcluir